Neste livro, procura-se elucidar alguns pontos da prática vivida que passam despercebidos, mas orientam as teorias. Portanto, analisar a questão histórica, a contextualização social deste esporte no cenário do país, a estrutura e peculiaridades que o tornam diferente de outros esportes, além de sua prática no ambiente pedagógico escolar, traz à tona um vôlei possível, agradável e diferenciado “da” escola, possibilitando ao “aluno licenciando em Educação Física” uma reflexão sobre a prática real desse voleibol.
Apresenta-se uma proposta de como construir os conhecimentos de voleibol como tema de uma aula de Educação Física Escolar, desde a primeira idade escolar até o fim do Ensino Médio. Nesta abordagem, é priorizado o aspecto didático, pois se entende que o ensino de qualquer componente curricular requer um tratamento didático significativo, já que somente após uma sistematização e organização de ensino é que o professor poderá identificar progressos no processo ensino-aprendizagem.
Procurou-se descrever com detalhes aspectos práticos das fases do desenvolvimento dos alunos partindo da Educação Infantil,passando pelo Ensino Fundamental e finalizando no Ensino Médio. Em cada um desses estágios de desenvolvimento do aluno, abordagem de ensino, conteúdos e métodos de trabalho têm pequenas variações, mas decisivas para uma efetiva aprendizagem.
É uma proposta em que o destaque é “o pensamento do time”. Entende-se que uma equipe atuando em função de um só objetivo deve necessariamente pensar de uma forma única, até mesmo no momento de uma criação individual. Pedagogicamente esse objetivo conduz o aluno atleta diretamente ao exercício do pensamento cidadão, onde estratégias e decisões precisam ser coletivas e multidisciplinares. É enfatizado o treino do “jogo de estudo”, partindo sempre da perspectiva pedagógica da ação-reflexão-ação. Isto representa dizer que não há mais espaço só para a ação, a reflexão é tão ou mais importante que o ato de “fazer”.
1 - Entendendo a prática do voleibol na escola.
1.1 - O jogo de voleibol: análise histórica e teórica.
1.1.1 - Um pouco de história - Brasil.
1.1.2 - Características do jogo de vôlei.
1.2 - Aspectos relevantes do vôlei no contexto escolar.
1.2.1 - Considerações iniciais.
1.2.2 - O Projeto pedagógico.
1.2.3 - Disponibilização de recursos.
1.2.4 - Os aspectos socioculturais e o estágio de desenvolvimento motor dos alunos.
1.2.5 - Possibilidades de adaptações desse esporte aos “códigos” da Educação Física Escolar.
2 - Jogando vôlei na escola: tema de uma aula de Educação Física Escolar.
2.1 - Reflexões teóricas.
2.2 - A estrutura de uma aula de Educação Física Escolar – conteúdo vôlei.
2.3 - Atividades de voleibol para a faixa etária de 6 a 10 anos (Ed. Infantil à 4ª série).
2.3.1. Aquecimento.
2.3.2. Estudo dos elementos que compõem o jogo e suas relações e o jogo - 6 a 10 anos.
2.3.3. Relaxamento - 6 a 10 anos.
2.4 - Atividades de voleibol para a faixa etária de 11 a 14 anos (5ª a 8ª série).
2.4.1. Aquecimento – 11 a 14 anos.
2.4.2. Estudo dos elementos que compõem o jogo e suas relações – 11 a 14 anos.
2.4.3. O Jogo – de 11 a 14 anos.
2.4.4. Relaxamento – 11 a 14 anos.
2.5 - Atividades de voleibol para a faixa etária de 15 a 17 anos (Ensino Médio).
2.6 - Pressupostos conclusivos.
3 - Treinando vôlei na escola: o pensamento do time.
3.1 - Questões teóricas sobre o treino de vôlei “da” escola.
3.2. Metodologia de trabalho.
3.3. O treinamento de voleibol na escola: o quê e como? Sugestões.
3.4. Fundamentos e técnicas do jogo.
3.5. Técnicas, fundamentos e preparação física.
3.6. Aquecimento e relaxamento.
3.7. Sugestões de exercícios de fundamentos e técnicas de jogo.
3.7.1. Deslocamentos, rolamentos e peixinho.
3.7.2. Saque.
3.7.3. Recepção de saque: manchete.
3.7.4. Levantamento: Toque de dedos.
3.7.5. Ataque: a cortada e outras técnicas.
3.8. Questões básicas para ensinar e treinar o ataque.
3.8.1. Elementos técnicos do ataque.
3.8.2. Defesa de rede: o bloqueio.
3.8.3. Defesa de quadra.
3.9. Sugestões de exercícios de fundamentos e técnicas de jogo.
3.9.1. Entendendo o posicionamento no campo de jogo.
3.9.2. Sistemas de jogo adequados para o vôlei “da” escola.
3.9.3. O treinamento tático.
3.9.4. Jogadas possíveisDeslocamentos, rolamentos e peixinho.
4 - Anexos.
4.1. O registro.
4.2. Projetos de ação para o voleibol “da” escola.
4.3. Sites interessantes de voleibol.
www.editorafontoura.com.br/editora/produtos/voleibol-da-escola.htm