NEWSLETTER:

VOLEIBOL "DA" ESCOLA

VOLEIBOL

Neste livro, procura-se elucidar alguns pontos da prática vivida que passam despercebidos, mas orientam as teorias. Portanto, analisar a questão histórica, a contextualização social deste esporte no cenário do país, a estrutura e peculiaridades que o tornam diferente de outros esportes, além de sua prática no ambiente pedagógico escolar, traz à tona um vôlei possível, agradável e diferenciado “da” escola, possibilitando ao “aluno licenciando em Educação Física” uma reflexão sobre a prática real desse voleibol.

 

 

Apresenta-se uma proposta de como construir os conhecimentos de voleibol como tema de uma aula de Educação Física Escolar, desde a primeira idade escolar até o fim do Ensino Médio. Nesta abordagem, é priorizado o aspecto didático, pois se entende que o ensino de qualquer componente curricular requer um tratamento didático significativo, já que somente após uma sistematização e organização de ensino é que o professor poderá identificar progressos no processo ensino-aprendizagem.

 

Procurou-se descrever com detalhes aspectos práticos das fases do desenvolvimento dos alunos partindo da Educação Infantil,passando pelo Ensino Fundamental e finalizando no Ensino Médio. Em cada um desses estágios de desenvolvimento do aluno, abordagem de ensino, conteúdos e métodos de trabalho têm pequenas variações, mas decisivas para uma efetiva aprendizagem.

 

É uma proposta em que o destaque é “o pensamento do time”. Entende-se que uma equipe atuando em função de um só objetivo deve necessariamente pensar de uma forma única, até mesmo no momento de uma criação individual. Pedagogicamente esse objetivo conduz o aluno atleta diretamente ao exercício do pensamento cidadão, onde estratégias e decisões precisam ser coletivas e multidisciplinares. É enfatizado o treino do “jogo de estudo”, partindo sempre da perspectiva pedagógica da ação-reflexão-ação. Isto representa dizer que não há mais espaço só para a ação, a reflexão é tão ou mais importante que o ato de “fazer”.

 

1 - Entendendo a prática do voleibol na escola.

1.1 - O jogo de voleibol: análise histórica e teórica.

1.1.1 - Um pouco de história - Brasil.

1.1.2 - Características do jogo de vôlei.

1.2 - Aspectos relevantes do vôlei no contexto escolar.

1.2.1 - Considerações iniciais.

1.2.2 - O Projeto pedagógico.

1.2.3 - Disponibilização de recursos.

1.2.4 - Os aspectos socioculturais e o estágio de desenvolvimento motor dos alunos.

1.2.5 - Possibilidades de adaptações desse esporte aos “códigos” da Educação Física Escolar.

2 - Jogando vôlei na escola: tema de uma aula de Educação Física Escolar.

2.1 - Reflexões teóricas.

2.2 - A estrutura de uma aula de Educação Física Escolar – conteúdo vôlei.

2.3 - Atividades de voleibol para a faixa etária de 6 a 10 anos (Ed. Infantil à 4ª série).

2.3.1. Aquecimento.

2.3.2. Estudo dos elementos que compõem o jogo e suas relações e o jogo - 6 a 10 anos.

2.3.3. Relaxamento - 6 a 10 anos.

2.4 - Atividades de voleibol para a faixa etária de 11 a 14 anos (5ª a 8ª série).

2.4.1. Aquecimento – 11 a 14 anos.

2.4.2. Estudo dos elementos que compõem o jogo e suas relações – 11 a 14 anos.

2.4.3. O Jogo – de 11 a 14 anos.

2.4.4. Relaxamento – 11 a 14 anos.

2.5 - Atividades de voleibol para a faixa etária de 15 a 17 anos (Ensino Médio).

2.6 - Pressupostos conclusivos.

3 - Treinando vôlei na escola: o pensamento do time.

3.1 - Questões teóricas sobre o treino de vôlei “da” escola.

3.2. Metodologia de trabalho.

3.3. O treinamento de voleibol na escola: o quê e como? Sugestões.

3.4. Fundamentos e técnicas do jogo.

3.5. Técnicas, fundamentos e preparação física.

3.6. Aquecimento e relaxamento.

3.7. Sugestões de exercícios de fundamentos e técnicas de jogo.

3.7.1. Deslocamentos, rolamentos e peixinho.

3.7.2. Saque.

3.7.3. Recepção de saque: manchete.

3.7.4. Levantamento: Toque de dedos.

3.7.5. Ataque: a cortada e outras técnicas.

3.8. Questões básicas para ensinar e treinar o ataque.

3.8.1. Elementos técnicos do ataque.

3.8.2. Defesa de rede: o bloqueio.

3.8.3. Defesa de quadra.

3.9. Sugestões de exercícios de fundamentos e técnicas de jogo.

3.9.1. Entendendo o posicionamento no campo de jogo.

3.9.2. Sistemas de jogo adequados para o vôlei “da” escola.

3.9.3. O treinamento tático.

3.9.4. Jogadas possíveisDeslocamentos, rolamentos e peixinho.

4 - Anexos.

4.1. O registro.

4.2. Projetos de ação para o voleibol “da” escola.

4.3. Sites interessantes de voleibol.

www.editorafontoura.com.br/editora/produtos/voleibol-da-escola.htm