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DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

É comum ouvir alguém dizer: “Esse professor tem um boa didática” e as vezes completam: “Ele nasceu para isso”. Nesse sentido, pode-se afirmar que a didática para uns se traduz na arte de ensinar, e possivelmente para aqueles que não concordam com essa ideia, se traduz na organização e na sistematização do processo de ensino e aprendizagem.

 

Neste livro busca-se entender essa organização e sistematização do processo para se tornar um professor de Educação Física com uma boa didática para ministrar aulas. Enquanto disciplina, tornou-se obrigatória nos cursos de licenciatura e consensualmente dividiu-se em “geral” e “específica”. Essa última atende especificamente as características que cada uma das disciplinas que compõe o currículo escolar e impõe características peculiares no processo de ensiná-las.

 

De maneira geral a didática deve ser entendida na sua amplitude e na sua especificidade. Optou-se por uma análise e discussão enfocando ambas, porém, buscou-se uma ênfase maior no que diz respeito à didática específica da Educação Física.

 

Em vários estudos na Educação Física prevalece uma confusão em relação à disciplina, pois muitas vezes o título diz didática da área, contudo, percebe-se que tal estudo versa mais sobre uma “metodologia de ensino” e/ou uma “técnica de ensino”, itens que fazem parte da didática enquanto disciplina, contudo não enfocam de forma mais ampla a organização e sistematização do processo.

 

No estudo procurou-se analisar as questões administrativas e pontuais do processo de ensino da Educação Física, buscando a compreensão do impacto real na prática sobre as abordagens de ensino ao ministrar uma aula; os passos e processos para a elaboração do planejamento do ensino desde a dimensão das políticas públicas até o planejamento de ensino do professor a ser desenvolvido na escola; a estrutura e a forma de elaboração de projetos de ação em Educação Física que poderão estar integrados ao projeto pedagógico da escola; e por fim, uma discussão analítica sobre a quais deverão ser as atitudes do professor na “quadra de aula”, enfocando a organização do espaço pedagógico, a administração da quadra de aula, o registro das atividades e a relação professor aluno em uma aula de Educação Física.

 

PRIMEIRA PARTE

Capítulo 1.

Questões teóricas da Educação Física Escolar.

1.1 Introdução.

1.2 Que Educação Física deve ser ensinada na educação básica?

 

Capítulo 2.

A didática e a didática da Educação Física.

2.1 Didática.

2.2 Educação Física escolar.

2.2.1 Questões epistemológicas

2.2.2 Questões pedagógicas oficiais

2.2.3 Questões da escola

2.3 Considerações finais

 

Capítulo 3.

As abordagens pedagógicas de ensino da Educação Física.

3.1 Introdução.

3.2 Abordagem e/ou concepção e, ainda, “ou tendência”?

3.3 Tendências no ensino da Educação Física escolar.

3.3.1 Do ponto de vista de Ghiraldelli Júnior.

3.3.2 Do ponto de vista de Castellani Filho.

3.4 Reordenando o pensamento teórico das abordagens de ensino da Educação Física Escolar.

3.4.1 Análise e discussão do quadro classificatório proposto por Darido (1999).

3.4.1.1 A Abordagem de Ensino Desenvolvimentista.

3.4.1.2 A Abordagem de Ensino Construtivista.

3.4.1.3 Abordagem de Ensino Crítico-superadora.

3.4.1.4 A Abordagem de Ensino Sistêmica.

3.4.2 Análise e discussão a partir do quadro classificatório proposto por Darido (2003), por Castellani Filho (1999) e por Azevedo Shigunov (2000).

3.4.3 Analisando e contextualizando.

3.4.3.1 Abordagens de ensino desenvolvimentistas.

3.4.3.2 Abordagens de ensino crítico-social.

3.4.3.3 Abordagens de ensino construtivistas.

3.4.3.4 Abordagens de ensino tradicionais.

3.4.3.5 Abordagens de ensino humanistas.

3.4.3.6 Abordagens sociocultural.

3.5 Considerações finais.

 

SEGUNDA PARTE - PLANEJANDO A AÇÃO DOCENTE.

Capítulo 4.

Planejamentos.

4.1 Planejamento educacional.

4.2 Planejamento escolar .

4.3 Plano de ensino.

4.3.1 Elementos do plano de ensino.

4.3.2 Formulando objetivos.

4.3.3 Seleção e organização de conteúdos de ensino.

4.3.4 Procedimentos de ensino e a importância na escolha do método de ensino.

4.3.4.1 Método e a Educação Física – revisão histórica.

4.3.6 Avaliação de ensino.

4.3.7 Estabelecendo princípios para a construção de instrumentos e critérios para a avaliação em Educação Física Escolar.

4.4 Plano de aula.

 

Capítulo 5.

Projetos.

5.1 Projetos em Educação Física Escolar.

5.2 Projeto pedagógico.

5.3 Passos na elaboração e execução de projetos.

5.3.1 Leitura diagnóstica.

5.3.2 Matriz analítica.

5.4 Projeto de ação.

 

5.4.1 Possíveis situações na Educação Física que requerem a elaboração de um projeto de ação.

5.4.2 Estrutura básica do projeto e exemplo de um projeto.

5.4.2.1 Identificação.

5.4.2.2 Justificativa.

5.4.2.3 Objetivos.

5.4.2.4 Plano de ação.

5.4.2.5 Aspectos operacionais.

5.4.2.6 Cronograma.

5.4.2.7 Recursos.

5.4.2.8 Previsão de custos.

5.4.2.9 Fontes.

5.4.2.10 Avaliação.

 

TERCEIRA PARTE - A QUADRA DE AULA: ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E RELAÇÕES.

Capítulo 6.

Organização, administração e relações.

6.1 A organização do espaço pedagógico.

6.2 Administrando a quadra de aula.

6.3 O registro das atividades ministradas.

6.4 Relação professor e aluno.

Referências.

www.editorafontoura.com.br/editora/produtos/didatica-da-educacao-fisica.htm