NEWSLETTER:

ENVELHECIMENTO E ATIVIDADE FÍSICA

25.out.2013

 

 ENVELHECIMENTO E ATIVIDADE FÍSICA

 

*Profa. Me. Franciele Maria Caixeta

 

O envelhecimento é um processo normal, individual e gradativo, que caracteriza uma etapa da vida onde ocorrem algumas perdas biológicas, psicológicas e sociais.

As perdas biológicas compreendem uma série de alterações nas funções orgânicas e mentais, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático onde todas as funções fisiológicas gradualmente comecem a declinar.

Já as alterações psicológicas determinam a perda das capacidades de adaptação do indivíduo ao meio ambiente. Algumas, são comumente acometidas ao idoso, como o declínio da memória de trabalho, a diminuição da velocidade de pensamento, e a diminuição das habilidades visuais-espaciais.

As alterações sociais estão relacionadas à progressiva diminuição dos contatos sociais, distanciamento social, progressiva perda do poder de decisão, e a uma gradativa perda da autonomia e independência.

Nesse sentido, a atividade física é um fator determinante no processo de envelhecimento ativo e saudável, podendo retardar as condições morfofuncionais que ocorrem com a idade. Embora este processo seja uma consequência natural da vida, não se podendo evitá-lo, pode-se, sim, estabelecer as bases para que, nesse período, o idoso possa viver nas melhores condições possíveis.

O exercício físico promove melhorias na capacidade respiratória, na reserva cardíaca, no tempo de reação, na força muscular, na memória recente, na cognição e nas habilidades sociais, retardando ou mesmo atenuando o declínio das funções orgânicas que ocorre com o envelhecimento.

O ideal é que os idosos realizem atividades físicas antes mesmo das manifestações clínicas das doenças surgirem, de forma preventiva, e que os exercícios possam ser programados respeitando as necessidades individuais de cada indivíduo, devendo a prática do exercício físico ser mantida por toda a vida para que o praticante possa usufruir das melhoras da qualidade de vida e aumento na longevidade, proporcionados por essa prática.

A atividade física para idosos deve ser feita com regularidade, fazendo parte das suas atividades do dia a dia, mas sempre com orientação de um educador físico devidamente qualificado.

Os benefícios da prática de atividades físicas no processo de envelhecimento são notáveis e se estendem a diversas esferas da vida dessa população, promovendo significativas melhoras em aspectos fisiológicos e psicossociais. Destaca-se entre os efeitos da prática de atividades físicas os fisiológicos, uma vez que a melhora em variáveis de ordem fisiológica  promovem melhoria da capacidade funcional e consequentemente menor relação de dependência, melhora da autoestima, melhora nas relações sociais e percepção de si mesmo e por meio desses e outros efeitos, melhora da qualidade de vida.

 

 *Franciele Maria Caixeta

 Currículo Lattes

Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília. 

Especialista em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde. 

Graduada em Educação Física. 

Docente do curso de Educação Física do UNIPAM. 

Coordenadora da Universidade Aberta da Terceira Idade - UNIPAM Sênior do Centro Universitário de Patos de Minas. 

Atuante nas áreas de Ginástica, Hidroginástica, Atividades Físicas para a Terceira Idade e Personal Trainer.