NEWSLETTER:

QUAIS OS CUIDADOS QUE OS PACIENTES COM DIABETES DEVEM TER AO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS?

 06.out.2015

QUAIS OS CUIDADOS QUE OS PACIENTES COM DIABETES DEVEM TER AO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS?

 

*Profa. Dra. Luciana Mendonça Arantes

 

Já é comprovado que a atividade física é capaz de reduzir a dose necessária de insulina e medicamentos, porém, quais os cuidados que os pacientes com Diabetes devem ter ao iniciar a prática de atividade física?

No Brasil, estima-se que aproximadamente 10 milhões de indivíduos são diabéticos (tipo I e tipo II). Os números são altíssimos, portanto, cada vez mais, os profissionais da saúde vêm desenvolvendo intervenções para minimizar os efeitos negativos da doença. Mas o que é o Diabetes Mellitus? E quais os benefícios do exercício físico?

Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.  A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

A atividade física faz parte do tratamento não farmacológico, aquele que vai além dos remédios. O exercício auxilia no ajuste do controle glicêmico e reduz a dose necessária de insulina e medicamentos orais, além de diminuir o percentual de gordura e aumentar a massa magra. Mas quais os cuidados necessários que devemos ter ao praticar exercícios físicos?

1 - Auxílio de um Profissional qualificado, preferencialmente por um educador físico.

2 - Tempo e Frequência, nada de passar horas na academia, no mínimo 3x por semana com duração de 60 minutos já é capaz de melhoras os níveis de glicose no sangue do paciente.

3 - Controle da glicemia, se antes do exercício a glicemia estiver elevada (maior que 250mg/dl) o exercício está contraindicado.

4 - Ajuste da insulina, o paciente deve fazer a monitorização frequente da glicemia até entender como seu corpo se comporta antes, durante e após o exercício.

5 - Alimentação, ingerir uma pequena quantidade de carboidrato antes da atividade física.

6 - Exercícios aeróbios são importantes, porém estudos comprovam que a musculação é essencial para pacientes com Diabetes.

 

Lembrando de sempre consultar o médico antes da prática de qualquer atividade física!

 

*Luciana Mendonça Arantes

Currículo Lattes

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Rio Claro – SP.

Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” – UNESP/Rio Claro – SP.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, MG.

Docente no curso de Educação Física, UNIPAM, Patos de Minas.

Experiência em Exercícios Físicos para Grupos Especiais; Atividade Física e Saúde, Fisiologia e Biofísica; Fisiologia do Exercício.

 

Contato:

Email: lumarantes@hotmail.com

IG: @draluarantes

Facebook