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AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ESTÃO INICIANDO

20.fev.2013

AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ESTÃO INICIANDO

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A CONSTRUÇÃO DE PRINCÍPIOS ÉTICOS E PROFISSIONAIS NAS AÇÕES DOCENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS AMBIENTES DE TRABALHO
 


*Prof. Dr. Luiz Antônio Silva Campos
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM/NEPEFEL

A formação institucionalizada profissional em Educação Física data a partir da década de 1920. As primeiras formações foram caracterizadas por cursos de curta duração que simplesmente garantiam a qualificação profissional, considerando profundamente, as experiências dos interessados que desenvolviam trabalhos voluntários nas atividades da cultura corporal de movimentos. A maioria desses interessados em se qualificarem estava ligada nos serviços militares, nos esportes, nas escolas e, ainda, interagindo com os trabalhos de médicos que mobilizavam a população para a prática do exercício físico como meio de manter uma vida saudável e melhorar a qualidade de vida.

Efetivamente a primeira diretriz para a construção de um curso de formação de professores de Educação Física foi homologada em 1969, modificada pela Resolução 03/87 e novamente modificada em 2002 para as licenciaturas e em 2004 para o bacharel. Estas Resoluções orientavam e orienta a elaboração de uma matriz curricular para formação do professor e/ou bacharel em Educação Física.

Portanto, a Educação Física vem se modificando e ampliando o seu conceito de formação profissional desde essa década. Atualmente temos duas possibilidades de formações distintas que qualifica o licenciado (professor) e o graduado (bacharel) em Educação Física, ambos denominados para o Conselho Federal de Educação Física como “profissional de Educação Física”.

Quando um aluno finaliza o Ensino Médio e decide ingressar em um curso de Educação Física é comum escutar, principalmente dos pais, que deverá escolher uma “profissão melhor”, pois, teria um salário melhor, enfim, Educação Física, aparentemente não é coisa séria.

Ora, se analisarmos de forma racional o amplo mercado de trabalho das profissões podemos notar que todas elas têm ônus e bônus e muitas dessas outras profissões, nas quais se supõe que “se ganha mais” tem um custo mais elevado nas ações profissionais que implicam em colocarmos nossas vidas mais na responsabilidade que na alegria de viver e trabalhar. Entendemos que a partir desse ponto de vista já podemos vislumbrar pelo menos uma vantagem de ser um profissional de Educação Física.

Antes de nos graduarmos com qualificações e competências necessárias para uma adequada atuação profissional é importante destacarmos, principalmente para o iniciante, outras vantagens de ser um profissional de Educação Física:
a. O trabalho tem o compromisso com a saúde e a alegria de viver.
b. O mercado de trabalho é amplo, se estende além do contexto escolar.
c. O uniforme de trabalho é o mais leve e agradável possível.
d. É um trabalho altamente inclusivo e o público normalmente saudável.
e. O ambiente físico é caracterizado pela academia, por uma piscina, por um spa, por um campo de futebol, por uma pista de atletismo, pela a natureza e muitos outros espaços urbanos para atividades de exercícios e lazer.
f. O salário é digno se considerarmos que um professor trabalha duzentos dias letivos em um ano de trezentos e sessenta e cinco dias, as férias nas escolas são de no mínimo quarenta e cinco dias por ano; é possível usufruir das dependências do clube, da academia, do spa, enfim, de tudo que é saudável e importante para melhoria da qualidade de vida.
g. Há uma grande possibilidade de o professor levar uma vida saudável e ter uma qualidade de vida alta, considerando que ele está instrumentado para isso.

Há, além destas, inúmeras outras vantagens. Evidentemente não estamos aqui para abordarmos pontos negativos, mas podemos dizer que a única questão que se identifica com as demais é que devemos ser sempre responsáveis pelo serviço que prestamos.

No que diz respeito às questões da responsabilidade destacamos que ser um profissional da área, atuando na escola ou fora dela devemos ter em mente que o papel de ser “professor” não muda muito. Há princípios comuns para as duas formações. Atuando como professor é importante ater-se aos seguintes princípios fundamentais:

NO AMBIENTE ESCOLAR

a. A postura ética não se define pelo seu conceito, mas sim pela sua prática.
b. Coerência nas suas ações docentes é que garante o que você quer ser.
c. Há momentos certos para escutar, falar e calar-se, mesmo que a turma seja grande e incompreensiva.
d. Ser professor implica em dominar o conhecimento básico da língua pátria e evite vícios de linguagens e de postura e atitudes com as pessoas.
e. Um professor não ensina somente uma técnica, um procedimento, ensina também os conceitos e as atitudes adequadas para se conviver na sociedade e tornar-se cidadão consciente.
f. Na sua aula todos devem ter direitos iguais. Lembrando sempre que “igual” é relativo e proporcional.
g. Planejar é alma do “negócio” de “dar aulas” (usar o termo ministra é mais apropriado).
h. Preocupar-se com a forma de avaliar é formular um sistema de avaliação coerente com os objetivos predeterminados é alma do “negócio” na perspectiva de futuro para quem “ministra aulas”.
i. Lembrando sempre “Educação é maior que treinar uma pessoa”.
j. Disponibilidade para desempenhar como professor além de ministrar aulas.
k. As mudanças da escola – tem que entendê-las sempre.
l. O aluno fica “doido” para ir para escola. Estando lá, em menos de uma semana, está “doido” para ficar fora dela. Compreenda isso e flua soft. Não há como consertar.
m. Crie o seu sistema de ensinar e trabalhar na educação.
n. Registre seu trabalho de qualquer forma
o. Publique suas ideias. É a maior riqueza que um professor pode deixar e se imortalizar
p. Não espere reconhecimento da área – reconheça-se.

NOS AMBIENTES FORA DO CONTEXTO ESCOLAR DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

a. A nossa profissão é prestar serviço a alguém.
b. Em muitos casos trabalhamos quando as pessoas estão descansando,relaxando, recreando.
c. Às vezes, no começo o trabalho é no feriado e no domingo.
d. Não há a necessidade de ser “extremamente solícito” ao ponto de se tornar “bajulador”, porém, carregar as anilhas e coloca-las no devido lugar não é menosprezar o seu trabalho.
e. Em qualquer situação ou momento você recebe para atender bem!
f. Quando o seu cliente “mandar” você fazer, lembre-se, ele está pagando a sua prestação de serviço.
g. Disposição para trabalhardeve ser a qualquer hora no seu turno de trabalho.
h. Aprenda a se impor para não ser um escravo da prestação de serviço, lembrando sempre que impor-se não é brigar, mas brigar sim quando necessário.
i. Na academia dar atenção a garota bonita ou ao garoto bonito é errado, lembre-se a adesão maior de praticantes em academias são de pessoas mais velhas, principalmente os idosos. Estabeleça um equilíbrio nessa questão.

Entendemos que ser professor, independentemente da disciplina que se qualificou, sempre será orientado por inúmeros princípios comuns à ação docente. Lidamos com formação do ser humano além da transmissão de conhecimentos acumulados historicamente pelo tempo. Mas, ser professor de Educação Física é simplesmente único porque somos os únicos profissionais que trabalham com objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliações orientados pela cultura corporal de movimentos e dirigidos pelas atividades físicas sistematizadas com um objetivo geral e único que é a melhoria do desempenho físico determinante prioritariamente para uma boa qualidade de vida.

* Prof. Dr. Luiz Antônio Silva Campos

Professor Adjunto na UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Apelido :Monó

Formado em Educação Física e Pedagogia no final da década de 1970.

Especialização em treinamento esportivo

Mestrado em Educação Física e Educação

Doutorado em Educação Física – Pedagogia do Movimento – UNICAMP/2004

Pesquisador: Educação Física Escolar, Esportes Coletivos, Esporte Educacional, Didática da Educação Física e Lutas.

Líder do Grupo de Estudos: Núcleo de estudos pedagógicos: Educação Física esportes e lutas.

Livros:

Voleibol “da” escola – Editora Fontoura

Didática da Educação Física – Editora Fontoura

Educação Física escolar: do berçário ao Ensino Médio – Editora Lucerna

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS LUTAS: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS TEORICOS-PRÁTICOS – Editora Fontoura -NO PRELO
 

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